sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia do Pai

 Em Portugal o dia dedicado a todos aqueles que são pais é 19 de março, seguindo a tradição cristã, em que se comemora o  Dia de São José, marido da Virgem Santa, Maria, mãe de Cristo.
Conta a História que, já na Babilónia, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu, teria moldado em argila uma placa, onde desejava saúde e longa vida a seu pai, Nabucodonosor, um rei babilónico famoso.
Mais recente é a história passada nos Estados Unidos da América (1909), que conta que Sonora Luise, filha de William J. Smart, um militar, motivada pela admiração que tinha por ele (criou seis filhos sozinho após a morte da mãe das crianças no último parto), resolveu assinalar o dia de aniversário do seu pai como Dia do Pai. Esta história foi sendo cada vez mais conhecida e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou esse dia como Dia do Pai.
Com ou sem História este é um dia em que se reforça a importância de um pai presente e ativo no desenvolvimento global e na vida das crianças, assim como o reconhecimento da igualdade em relação às mães, no que respeita à assistência e ao acompanhamento dos filhos. 
Feliz Dia do Pai para todos!

Óleo s/Tela de FlávioScholles, coleção particular, Morro Reuter/RS





Sem comentários:

Enviar um comentário