quinta-feira, 1 de abril de 2021

História da Páscoa - 2

 A data da Páscoa foi fixada no Concílio de Niceia (ano 325 d. C.), no primeiro Concílio Geral na história da Igreja, convocado por Constantino I, imperador romano. 
A Páscoa teria lugar no primeiro domingo após a primeira lua cheia, não podendo ser antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. 
Esta época festiva é abraçada por cristãos e judeus, mas com diferentes significados. Os primeiros evocam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo e os segundos celebram a libertação do povo de Israel, passando o Mar Vermelho. 
A Quaresma, período de 40 dias que começa na Quarta-feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa, é tempo de reflexão, de meditação, de espiritualidade que termina com a Semana Santa. É altura de jejum, de não comer carne à sexta-feira por respeito a Cristo, que foi cruxificado num dia de sexta-feira. Ao contrário, o Domingo de Páscoa é dia de festa, de alegria, de ressurreição. O cabrito ou borrego, à imagem dos tempos antigos, são usados nas mesmas receitas desde o tempo dos romanos e fazem as honras na mesa pascal.
Em Portugal as tradições, de norte a sul, são de ontem e de hoje. 











Sem comentários:

Enviar um comentário