Quem foi São Valentim? Existem várias versões da lenda que explica porque este mártire romano se tornou o patrono dos namorados.
Uma delas, passada no século III, diz que o bispo Valentim contrariou as ordens do Imperador Romano - Cláudio II - de proibir temporariamente a celebração de casamentos como forma de garantir que os jovens se concentrassem mais na guerra e na vida militar. O bispo Valentim continuou a celebrar os casamentos de quem o procurava, de uma forma clandestina. Logo que isto chegou aos ouvidos do Imperador, o mesmo ordenou que o bispo fosse preso e condenado à morte.
Desde esse dia e até ao da sua execução foi recebendo postais, cartas, flores e presentes, enviados por anónimos que assim lhe demonstravam o seu apoio.
A filha do carcereiro de Valentim, que era cega, cheia de curiosidade em conhecer este corajoso bispo, terá pedido para o visitar no cárcere e, mal se aproximou dele, recuperou a visão. Logo se apaixonaram um pelo outro.
Numa carta escrita à sua amada, Valentim ter-se-á despedido com a expressão "do seu Valentim" que ainda é usada na língua inglesa para designar "namorado" ("valentine").
A ordem de execução de Valentim cumpriu-se num dia14 de fevereiro, finais do século III.
Sem comentários:
Enviar um comentário