sábado, 9 de maio de 2020

Dia da Europa e da União Europeia - 9 de maio

Todos os anos neste dia festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. A visão de Schuman passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
Portugal assinou o tratado de adesão às Comunidades Europeias em 12 de junho de 1985, tornando-se Estado-membro a 1 de janeiro de 1986. 
A União Europeia (UE) nem sempre teve a dimensão atual. O projeto teve início em 1951, com a  participação da Bélgica, da Alemanha, da França, do Luxemburgo e dos Países Baixos, que cooperavam economicamente. 
Com o passar do tempo, o número de países interessados em fazer parte da UE foi aumentando e atualmente é constituída por 27 países. O Reino Unido saiu da UE em janeiro de 2020.
Encontras mais informação no link abaixo.



https://europa.eu/european-union/documents-publications/slide-presentations_pt

Sem comentários:

Enviar um comentário